quarta-feira, 20 de junho de 2012

Desafio número 1 - APROVADO!!

Na estreia do meu desafio inspirado em Julie & Julia, posso dizer que fui aprovada com mérito. Depois de ficar uma noite sem dormir com a cabeça no casamento e no filme, nada mais justo do que começar a cozinhar hoje. Quem não leu o post anterior, é só clicar aqui para entender! 

E como foi o meu primeiro desafio de 365 receitas em 300 dias?

Resolvi "roubar" e começar com uma receita que já tinha testado recentemente. Mas na ocasião, apenas o meu noivo havia experimentado. Também resolvi acrescentar alguns temperinhos extras, depois de me empolgar lendo o blog da minha amiga Roberta Moça - "Blog Com Receitas". Na primeira e única vez que fiz esse prato, não tinha colocado nenhum "verdinho", mas hoje resolvi arriscar.

Ah, e além de fazer o prato principal, também servi para os meus pais a entrada: uma bruschetta deliciosa! Fui aprovada nas duas refeições. Que bom! 

Para começar, resolvi fazer uma bruschetta, já que minha mãe - e agora cobaia - estava morrendo de fome. 

Quando conto para os outros a receita da bruschetta, todo mundo acha que é sem graça e que não é nada apetitoso. Engana-se quem pensa assim. Antes de mais nada, me servi de uma taça de vinho - o Santa Digna, que já estava aberto na geladeira e liguei o som. Para mim, é essa a melhor maneira de encarar a cozinha. 

Para fazer a bruschetta (entrada italiana) é muito fácil! Basta cortar o tomate bem picadinho, regar com azeite, uma pitada de sal e uma pitada de manjericão seco. Enquanto isso, coloque o forno - temperatura média - para esquentar.  Depois, basta cortar o pão (pode ser italiano, francês, bisnaga... hoje escolhi um francês com um pouco de provolone - delícia!!) fininho - da grossura de um dedo - colocar um fio de azeite (o melhor é o azeite com alecrim, mas não tinha aqui e fiz com o normal mesmo! *Dica: quanto menos acidez, melhor. O "normal" acho que é 0,5... o que usei hoje, foi muito bom - Hojiblanca e só tem 0,3% de acidez!  Depois é só colocar o tomate temperado e picado em cima dos pães e para finalizar, coloque uma folhinha de manjericão em cima de cada pãozinho. Levei ao forno médio por 15 minutos e ficou perfeita!

Já de prato principal, fiz uma receita que peguei recentemente com uma antiga e querida professora de faculdade - Ana Enne. É bem fácil de fazer e MUITO gostosa! Primeiro, escolha uma travessa do tamanho ideal para a quantidade de pessoas que você irá servir. Fiz para três pessoas em uma travessa de média para pequena - e sobrou um pouco menos que a metade, de tanto que rendeu. Nessa travessa, coloque creme de leite, 100 gramas de queijo ralado (não tinha ralado, piquei as fatias de mussarela light), 100 grama de presunto picado(devo ter usado um pouco menos de 100 gramas), milho (coloquei meia lata), tomate picadinho e - para quem gosta... eu não gosto e não usei - também pode colocar champignon!  

Em uma panela separada, piquei meia cebola, soquei um dente de alho e coloquei com azeite para refogar. Quando estava começando a ficar mais moreninho, coloquei o frango desfiado. Da primeira vez que fiz, levei um susto e achei que nada daria certo, pois logo que você joga o frango, ele fica parecendo ressecado e duro, mas não é preciso se preocupar, pois logo ele fica gostosinho! Depois de mexer a panela com o frango, jogue duas ou três colheres de massa de tomate (a minha já era com manjericão). Misture bem e depois, é só colocar na travessa e misturar com os outros ingredientes. Para ficar um prato bonito como o da foto, cubra toda a mistura com fatias de queijo, salpique orégano, coloque um pouquinho de batata palha e leve ao forno. 

Eu quis dar uma de mestre cuca e antes de levar ao forno, coloquei duas folhinhas de manjericão para ficar bonitinho, mas quando tirei - depois de 15 minutos em forno médio - vi que as folhas de manjericão estavam horríveis, quase secas!! Aprendi que essa folhinha para enfeitar, devemos colocar apenas depois de levar ao forno. Fica bonito e gostoso! Pelo menos para mim, que amo manjericão.

Esse prato é para ser servido com arroz. Fica MUITO bom! Já estou me sentindo uma cozinheira, depois de ter a aprovação dos meus pais para o prato de hoje, mas com o desafio - 365 em 300 - falta ainda muito chão pela frente! Restam 363 pratos! Espero que gostem dessas e das próximas receitas! Comentem! Quem quiser dar dicas, receitas, opiniões... é só comentar! Respondo todos os comentários e adoro ler todos eles!! Não deixem de me escrever! 

Beijos e Bon Appétit!! ;) 

3 comentários:

  1. Bon Appétit :)
    Lendo aqui achei a bruschetta mais fácil, acho que qualquer hora dessa arriscarei faze-lá.
    Rir aqui com as folhas de manjericão rsrsr
    Sao coisas que costumo fazer, fez lembrar minha tentativa de fazer "moranga" rsrsr gostei desse primeiro post, aguardando os próximos :p

    ResponderExcluir
  2. Maria,

    Fiz a bruschetta no dia do aniversário do meu noivo e não sobrou nada!! Acabou em minutos!! É simples de fazer e delicioso. Quando junta o pão, o azeite, o tomate e o manjericão... MEU DEUS! Fica bom demais!!! Como disse antes, sou uma negação na cozinhas... Não sei fazer praticamente nada, mas esse prato principal é bem fácil e MUITO gostoso!! Vale a pena testar!!! Depois que você fizer, me conta!!! Vou adorar saber! Muito obrigada pelo comentário!!! Beijosss

    ResponderExcluir
  3. Hummm, mais estais dizendo que ficou bom mesmo na tua opinião e não na dele né?
    Pois, era aniversario do noivo e. Fazendo claro que ele ia falar que estava bom, mesmose nao rsrs
    Vou ter que tentar agora, alias, se não sair esse fim desemna irei fazer! Rsrsr
    Bjs

    ResponderExcluir