sexta-feira, 25 de maio de 2012

Padrinhos e Madrinhas - Como escolher?

Bom, esse é mais um assunto polêmico depois dos convites de casamento. Como escolher quem irá "entrar para a família"? Para mim, essa função tem que ser exercida por pessoas muito ligadas ao casal. Pode ser alguém da família, ou os melhores amigos (voto nos melhores amigos, já que primos sempre serão primos, irmãos sempre serão irmãos).

Desde quando fui pedida em casamento, muitas pessoas passaram pela minha cabeça. "Ah, como eu queria aquela minha amiga ao meu lado no altar!". E assim, fiquei imaginando durante muito tempo. Mas como acontece com a lista de convidados, nem tudo são flores. Você não pode convidar  TODAS as suas melhores amigas para serem madrinhas, fica feio um altar cheio de gente. E quem escolher para ser o par? O namorado da pessoa escolhida? E se você não tiver tanta amizade com a pessoa? Fica chato colocar sua amiga com um outro amigo?

E mesmo faltando tanto tempo para o meu casório, essa já é uma preocupação e motivo de muita conversa com o meu noivo. Chamar menos pessoas? Apenas um casal de cada lado? Irmãos e primos? Só? E minhas amigas que eu tanto queria no altar? Dilemas, dilemas e mais dilemas. Quem ainda não casou ou não começou os preparativos, pode achar que nada disso é um bicho de sete cabeças, mas quem está passando ou já passou por isso, sabe que é sim! 

Depois de muito pensar, tive a grande ideia! Como uma boa romântica que sou, é claro que meus filmes preferidos são aquelas comédias românticas fofas, fofas, fofas! E então me lembrei "êpa, lá nos Estados Unidos padrinhos e madrinhas são bem mais divertidos do que aqui, no Brasil!" O motivo? Em todos os filmes, as madrinhas são as melhores amigas da noiva e os padrinhos são os melhores amigos do noivo. Não são pares, casais. De um lado é o clube da Luluzinha, do outro lado o clube do Bolinha. Simples assim. E não é bem mais divertido? Seria a solução para o problema da formação de casais. Comecei a pesquisar mais sobre a minha grande ideia e fiquei ainda mais apaixonada por ela.

Sabe as damas de honra e o pajem?! 

Então, quero esquecê-las! Apesar de amar criança, adorar rostinhos fofos e gorduchos. Achar lindo aqueles vestidinhos rodados, todo fofinho e achar a coisa mais encantadora um menininho de terno... Prefiro ter dois adultos no lugar. Isso mesmo! Dois adultos. Como tradição nos Estados Unidos, é normal uma das madrinhas, ser a madrinha especial - a dama de honra (Maid of Honor). E no caso do pajem, entra o "best man" (melhor amigo do noivo). Mas não é um pouco estranho dois adultos no lugar das crianças? Aqui no Brasil isso não é tradição. Bom, eu adoro não seguir todas as regras e não faço a menor questão de ser tradicional. Prefiro escolher o divertido, emocionante, do que o normal e bonitinho.

Mas como dois adultos podem ser mais divertidos do que duas crianças lindas?

Os escolhidos pelos noivos, têm uma função muito importante na celebração. A dama de honra é responsável por emocionar os convidados com histórias sobre sua amizade com a noiva e sobre coisas que só mesmo ela sabe sobre o casal. Já o "best man" fica responsável por fazer os convidados rirem com histórias do noivo e do casal, que só ele sabe. No final dos discursos, o brinde com toda a festa. É ou não é mais divertido?!

As crianças fofinhas também podem ter o seu papel na cerimônia. A menina pode entrar na frente das madrinhas, jogando pétalas de rosa pelo caminho que a noiva irá passar. Já as madrinhas, podem ou também jogar pétalas, ou entrar segurando um buquê de cor diferente da noiva e também de tamanho menor. E o menino lindinho de terno, pode ser o responsável por entrar com as alianças. 

Todas as minhas pesquisas sobre o tema, me deixaram cheia de vontade de fazer assim. Madrinhas com o mesmo tom de vestido, mas com modelos diferentes, montando o clube da Luluzinha no altar. E os padrinhos, com a mesma gravata, montando o clube do Bolinha. Para completar a diversão dessa escolha, os amigos (padrinhos) passam com o noivo no mesmo hotel a última noite de "solteiro" e as amigas (madrinhas) passam com a noiva e também se arrumam no mesmo lugar. O que é um ótimo momento para aquelas "conversas de mulherzinha" e aquelas "conversas de homem" em que o sexo oposto não pode estar presente.

E vocês, o que acham dessa ideia?

9 comentários:

  1. =)Curti! Realmente o tradicional não é com vc! Muito mais sua cara o divertido e irreverente! Mas afinal, quem fará parte do clube?! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí vai ser outro problema, amiga! haiuahauihauihai... Por enquanto, o que decidi é que quero assim! Depois, o problema vai ser decidir quem! Até o momento, o que tenho certeza é Natalinha na função de dama de honra! Não poderia escolher outra pessoa! hehehehhehe... =)

      Excluir
  2. Eu, particularmente, não gosto disso. Mas é uma boa solução para quem está na dúvida de como colocar as pares.
    De qualquer forma, é difícil escolher 5 ou 6 amigas para serem as madrinhas. Tem que deixar alguém de fora. Você já sabe quantas vai colocar?

    No seu caso é bom porque você escolheu tem as madrinhas e damas..então soma mais! ahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já decidi, sim Mari!!! E vai dar problema também! ahiuahaiuhaia... Não quero muitas pessoas. Escolhi ter 3 madrinhas e uma dama de honra! 3 padrinhos e um "best man" haiuahiuahaiuha... Adorei essa ideia da função deles na hora do brinde!! Gosto muito dessas coisas! heheheheh... Serão poucos e muitas amigas que adoro vão ficar de fora, mas pelo menos assim fica mais fácil com relação aos pares, que seria muito chato! Também gosto de como fica visualmente! Acho bonito para as fotos! heheheheh...

      Excluir
  3. Ja vi tudo!!! ahahauhauuaha Nao basta ser so' a melhor amiga, tem que participar!!! E PAGAR MICO JUNTO! huahuahauhauhauaah Ai vou eu! HAUHUAHAHAUHAUHUA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso aí, amiga!!!!!! =) E vai participar das coisas boas tb, né?! Afinal... espumante e hotel fica por conta da casa! haiuahuiahiuahauihai =)

      Excluir
  4. Nanda, queridaaa! Amei seu cantinho :)

    Parabéns pelo pedido de casamento *-* Que sonhoooo!!!

    Puxa vida, essa será uma das minhas maiores dúvidas, tenho certeza....... QUEM escolher para padrinhos e madrinhas? Tenho uma família gigante, e amo todos eles! Tenho amigos queridos que também queria poder chamar! MEU DEUS, é difícil demais rs rs..................


    Beijos!

    Samanta Holtz
    autora de O Pássaro
    www.samantaholtz.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Samanta,

      Realmente é MUITOOOOOO difícil essa escolha! A dúvida é gigante! heheheheh... Quem chamar? E a lista de convidados? É ainda mais complicada! hehehehehe...

      Beijos!!!

      Excluir
  5. Nós também não nos preocupamos em formar pares, tanto que tivemos 5 padrinhos e 8 madrinhas. Chamamos quem queríamos mesmo. Até acho qe exagerei no nº de madrinhas, mas não tinha como deixar nenhuma dela de fora! Bjos.

    ResponderExcluir