quarta-feira, 23 de maio de 2012

Lista de convidados: Missão Impossível

Se você acha que fazer a lista de convidados para o casamento é uma tarefa fácil, simples, um grande prazer... Pode esquecer!

Não vou dizer que não é divertido, claro que é! Afinal, será nesse momento que você irá começar a pensar em todas aquelas pessoas queridas que irão compartilhar com você um dos momentos mais marcantes da sua vida. Também é nesse momento que o planejamento começa. Antes mesmo de fechar cerimonialista, buffet, salão, a lista  é o principal. Tudo irá depender dela. 

Muitos convidados? Salão grande. Poucas pessoas? Salão pequeno. Só isso? Não! Todos os profissionais envolvidos no casamento (até mesmo alguns djs), cobram pelo número de pessoas que estarão presentes. Por isso, a lista é o ponto de partida para toda a organização.

E por que fazer a lista pode ser uma missão impossível?

Explico: Se você conhece muitas pessoas, se a sua família é grande ou se os seus pais têm uma vida social bem intensa, a sua lista será um problema complicado de resolver. A não ser que você seja rica - aí muitos problemas são facilmente resolvidos - convidar todo mundo que deseja, é complicado e fora de questão. Casar é caro mesmo e é necessário ter muita atenção quando for colocar no papel os nomes que irão estar na sua festa.

Como resolver?

Adotei algumas estratégias desde quando montei a minha primeira lista - já estou na terceira. Antes de mais nada, a melhor coisa a fazer é dividir os convidados. Mais ou menos assim:

- Família Noiva
- Família Noivo
- Amigos Noiva
- Amigos Noivo
- Amigos pais da Noiva
- Amigos pais do noivo
- Amigos do trabalho - Noiva
- Amigos do trabalho - Noivo

Pronto. Depois é só colocar todos os nomes divididos nessas listas. Um conselho? Na primeira lista, coloque TODO MUNDO que você realmente gostaria de chamar. Levei um susto com a minha. Eram mais de 500 pessoas que gostaria que dividissem esse momento tão especial comigo. Como, infelizmente, não sou dona de nenhuma poupança gorda, esse número precisou ser reduzido consideravelmente. E lá se foi metade dos convidados. 

Pois é, não disse que a tarefa é difícil?

Não dá para chamar todo mundo que a gente gosta

A segunda estratégia que adotei na minha lista, foi a intimidade que tenho com as pessoas. Acho que isso é o ponto principal e mais importante. Se não der para comemorar com todos os amigos, que comemore então com todos aqueles que estão presentes na sua vida durante anos e que fizeram parte da história do casal. Amigos de infância, provavelmente estão mais ligados a você do que amigos que foram feitos em noitada. Não que um seja mais importante que o outro. Mas na hora da lista, essa ordem precisa ser levada em conta.

É claro que é muito chato saber que pessoas queridas vão ficar de fora da lista, mas não existe uma solução para isso. E se as pessoas não entenderem e virarem a cara para você depois do casamento (sim, uma amiga disse que isso aconteceu com ela! Alguns não convidados deixam de falar com ela na rua até hoje), paciência! Não dá para chamar todo mundo, gastar um dinheiro que você não tem, só para manter a classe. Faça o número de convidados de acordo com o que pode gastar. E não chame ninguém - só por educação - senão ficará arrependida depois de ter deixado outra pessoa muito importante de fora.

Mais uma coisa:

Faça listas e mais listas. Muitas coisas mudam durante o processo. Não fique com medo de fazer substituições se achar que merecem ser feitas. Não seja política no dia do seu casamento. Lembre-se de que toda essa comemoração envolve gastos. Convide aqueles que façam parte da vida do casal e que tenham histórias com vocês.  Como li nesse blog - 

"Sempre haverá pessoas inconvenientes que se convidam sem nem mesmo terem uma relação de convívio com os noivos. Gente sem noção, como há!
Muitos não se dão conta de tudo que envolve os preparativos, só querem participar de mais uma festança 0800, pior é que ainda são capazes de ficar magoados por não serem chamados, temos de lidar com isso, fazer o quê, né!?!"

É verdade. Esteja preparada para indiretas, pedidos de "mais um convite para o namorado, a prima, o irmão, a mãe, o pai ou o papagaio" da amiga. Aprenda a dizer não. Isso vai ser muito importante para que tudo dê certo no seu grande dia. E no mais, aproveite e seja muito feliz!

7 comentários:

  1. Muito bom!!!!
    Concordo em número gênero e grau!
    Muuuito difícil essa fase da lista!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. MUITO!!!!!! É a parte mais tensa do casório! Pelo menos por enquanto, é o que estou achando mais difícil! heheheheh... =) Mas espero que dê tudo certo!

      Excluir
  2. Dá uma olhada nessa planilha: http://noivafajuta.blogspot.com/2011/03/planilha-de-convidados-versao-20.html


    Muito útil!

    Bjos.

    ResponderExcluir
  3. Sabe o que é pior? Grupo de amigos. Vc pode conhecer todos, mas um ou outro ê mais amigo. Colocar ou não o grupo???

    Eis a questão!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já tive muita dor de cabeça por conta disso!!! Tenho grandes grupos de amigos, mas de alguns sou mais chegadas do que de outros. Quem chamar? Desencanei da ideia que preciso chamar o grupo todo. Não dá! Tem muita gente que quase não falo, só falo quando está o grupo todo junto. Essas pessoas, infelizmente, não tem nem como colocar na lista! É brabo, né Mari?! haiuhaiuahiaui... A lista de casamento é a parte mais polêmica de todo o evento!

      Excluir
  4. Fê, passei por isso recentemente e vou te falar que é muito difícil. Muita gente virou a cara pra mim depois do casamento. Sabe qual é a dica infalivel? Chame aqueles que vc REALMENTE se importa... Quem virar a cara pra vc, só vai provar que realmente não MERECIA ser chamado :) Você vai ver... até o final, quando mandar fazer os convites, sua lista ainda vai mudar mt! rsrs... Boa sorte ;)

    ResponderExcluir